O mundo ao nosso redor é um mundo de coisas e lugares, é um ambiente arquitetônico para a maior parte de nós. Fotografar arquitetura consiste em explorar, ler e decifrar estes lugares: um modo desacelerado e cuidadoso de observar o mundo.
Nesta série de fotografias, o arquiteto e fotógrafo de arquitetura Christian Richters retrata algumas escadas abandonadas. Essencialmente funcionais – conexão vertical entre diferentes pavimentos – estes elementos arquitetônicos carregam consigo um forte simbolismo, relacionando os diferentes níveis de uma casa, por exemplo.
Gaston Bachelard se mostra sensível à especificidade destes elementos, lembrando que as diferentes escadas de uma casa têm caráteres diferentes: as escadas que levam ao sótão – lugar da racionalidade – apenas sobem, já as que nos conduzem ao porão – reino do mistério – apenas descem.
Após concluir seus estudos na Folkwang Art School, em Essen, Alemanha, Christian Richters começou a fotografar arquitetura na década de 90, focando inicialmente em cidades e edifícios históricos, mas logo passou a retratar a arquitetura contemporânea. Trabalha internacionalmente com alguns dos mais famosos arquitetos da atualidade, em muitos casos registrando suas obras há mais de duas décadas. Grande parte de sua obra fotográfica está publicada em livros e revistas de arquitetura de todo o mundo.
Referência: artctrldel